O JOGO DO SÉCULO - ITÁLIA X ALEMANHA TESTARAM MUITOS CORAÇÕES NA COPA DE 1970

Gerd Muller, autor de dois gols na semifinal da Copa de 1970 para a Alemanha Ocidental.

Salve torcedor brasileiro!

No dia 17 de junho de 1970, Itália e a Alemanha Ocidental, essas duas camisas das mais poderosas do futebol, propiciaram o chamado "jogo do século XX" para muitos, também conhecido como "o melhor jogo de todos os mundiais".

Era uma das semifinais daquela Copa, no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México, com público de aproximadamente 102.500 pessoas, debaixo de forte calor. Os italianos eram considerados favoritos, pois bateram os donos da casa, com tranquilidade na fase anterior por 4x1. Já os alemães, vinham de um duríssimo triunfo na prorrogação diante da Campeã Mundial Inglaterra por 3x2.

Os 90 minutos de jogo corrido, terminaram com empate por 1x1, gols de Buninsegna (ITA) aos 8 do primeiro tempo e Schnellinger (ALE) já no apagar das luzes aos 47 da etapa derradeira. O fato curioso e marcante da partida, foi que Franz Beckembauer, líbero alemão e um dos maiores jogadores da história, fraturou sua clavícula e, como naquela época sé eram permitidas duas alterações por time e a Alemanha já as havia realizado, o Kaiser tomou a decisão mais surpreendente possível: de ficar em campo com o braço imobilizado para não deixar seu time com um a menos.

Os 30 minutos que se sucederam na prorrogação foram geniais, dignos da grandeza dessas duas Seleções. Logo nos 4 minutos iniciais, Gerd Muller virou o marcador, que acabou revertido novamente pelos italianos Burgnich aos 8 e Riva aos 13. Depois, na segunda etapa do tempo extra, novamente Muller empatou aos 4 e um minuto depois, Gianni Rivera decretou a emocionante vitória por 4x3 e a passagem da Itália para a grande final do torneio. No fim, o público mexicano, admirado com o que acabou de presenciar naquela tarde, aplaudiu de pé ambas as equipes, que não mediram esforços para proporcionar esse incrível espetáculo para os presentes e para todo o planeta, através das emoções do rádio e TV.

O destino final das Seleções protagonistas desse jogo naquele  mundial foi:
- Itália: terminou como Vice-Campeã ao se deparar na final com o Brasil, de Pelé, Tostão, Rivellino, Jairzinho e cia, perdendo por 4x1.
- Alemanha Ocidental: terminou com um honroso terceiro lugar após bater o Uruguai por 1x0.

Independente do resultado, devemos sempre  reverenciar esse jogo e os atletas que dele participaram. Esses personagens deram um exemplo de esportividade e patriotismo, defendendo até o fim seus povos e suas filosofias de jogo.

Infelizmente, apenas um poderia sair vencedor daquela batalha, mas isso pouco importa, pois os verdadeiros vencedores na ocasião foram o esporte de qualidade e o futebol técnico.

Referências:

1- <Jogos Eternos - Itália 4x3 Alemanha 1970>. Site: https://www.imortaisdofutebol.com/2013/03/28/jogos-eternos-italia-4x3-alemanha-1970/. Publicado em 28 de março de 2013. Consultado em 20 de agosto de 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LONDRES 2012: A VITÓRIA DA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI QUE PÔS FIM AO FANTASMA DA RÚSSIA

ROGÉRIO CENI E SEU RETROSPECTO CONTRA O CORINTHIANS

HAVANA 1991: O OURO DO BASQUETE FEMININO BRASILEIRO QUE MARCOU O INÍCIO DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA