HAVANA 1991: O OURO DO BASQUETE FEMININO BRASILEIRO QUE MARCOU O INÍCIO DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA

Hortência, ao lado de Magic Paula, brilharam na decisão do Pan de 1991, contra Cuba

Salve torcedor brasileiro!

Não há como lembrar do Basquete feminino do Brasil sem se confundir com a história da vitoriosa geração de Hortência, Paula, Janeth e cia.

A conquista que marcou o início de tudo, foi o ouro nos jogos pan-americanos de Havana, em Cuba, de 1991.

Naquela  ocasião, apenas cinco equipes disputaram a competição: Estados Unidos, Canadá, Cuba, Argentina e Brasil. As americanas entraram com um time universitário, mas sempre com favoritismo. Todos os times se enfrentavam, para conhecermos os quatro semifinalistas e consequentemente os dois finalistas.

Nossa Seleção jogou muito, do início ao fim do torneio, vencendo todos os jogos da primeira fase. Na semifinal, vitória com tranquilidade sobre o Canadá por 87 a 78. Depois, só faltava vencer as donas da casa na grande final para coroar aquela campanha.

Na decisão, o icônico ex-presidente cubano Fidel Castro, estava presente na área vip do ginásio (ele que foi jogador de Basquete universitário em seu país e era apaixonado por esportes), para assistir a partida juntamente com seu povo no in loco e com enorme audiência para a televisão local. Parecia que tudo estava pronto para a vitória cubana, mas nossas estrelas brasileiras não deixaram isso acontecer. Com atuação de gala de nossas atletas, o Brasil dominou todas as ações, principalmente no segundo tempo, vencendo por 97 a 76 e conquistando a histórica medalha de ouro.

Na hora das premiações, duas cenas ficaram marcadas. A primeira, Fidel Castro chegou para Hortência e Paula e as "acusou" de estarem trapaceando, pois deveriam estar usando uma espécie de mira a laser para converter quase todos seus arremessos no jogo. A segunda, foi que o líder cubano, em tom de brincadeira, se recusou a entregar as medalhas douradas para as duas. Lógico que depois, ele o fez sem problemas.

Essa conquista não foi a mais importante do Basquete feminino nacional, mas foi o início de uma era, que culminaria com o título Mundial em 1994 e as medalhas de prata e bronze olímpicas em Atlanta-1996 e Sydney-2000 respectivamente.

Certamente, essas grandes mulheres proporcionaram bastante alegria para muitos brasileiros quando entravam em quadra.

Referências:

1- <No dia da estréia no Pan, relembre o ouro do basquete feminino em Havana>. Site: https://hbnsb.blogosfera.uol.com.br/2015/07/16/no-dia-da-estreia-no-pan-relembre-o-ouro-do-basquete-feminino-em-havana/. Artigo escrito por Giuliano Galli. Publicado em 16 de julho de 2015. Consultado em 22 de agosto de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LONDRES 2012: A VITÓRIA DA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI QUE PÔS FIM AO FANTASMA DA RÚSSIA

ROGÉRIO CENI E SEU RETROSPECTO CONTRA O CORINTHIANS