LONDRES 2012: A VITÓRIA DA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI QUE PÔS FIM AO FANTASMA DA RÚSSIA

A vitória sobre a Rússia, impulsionou o Brasil para a conquista do Bicampeonato Olímpico em 2012.

Salve torcedor brasileiro!

A Seleção Feminina de Vôlei chegou para a disputa dos jogos olímpicos de Londres em 2012 como uma das grandes favoritas para conquistar a medalha de ouro, pois já havia alcançado esse feito na edição anterior, em Pequim.

Fizemos uma fase de grupos muito irregular, com vitórias sobre Turquia, China e Sérvia; e derrotas para os Estados Unidos e Coréia do Sul. Essa campanha de altos e baixos nos deixou apenas como últimos classificados nessa fase, com o pior resultado, tendo portanto, a obrigação de enfrentar nas quartas de final o time de melhor desempenho do outro grupo. Esse time era a poderosa e também tradicional Rússia.

Antes de contar a história dessa partida espetacular, é bom que se diga o que aquele adversário representava para as brasileiras. A Rússia foi a protagonista de três derrotas marcantes para o Brasil, primeiro nos jogos de Atenas em 2004 e depois, nas finais do Campeonatos Mundiais de 2006 e 2010. Ou seja, fazíamos grandes campanhas até trombar com as russas, que ao medir forças com as brasileiras, saíam com o triunfo e nos enchiam de decepção.

Mas a história mudou em 7 de agosto de 2012, quando o destino colocou frente a frente as duas Seleções, que proporcionaram um espetáculo digno da grandeza dessas camisas pesadas do Vôlei.

O jogo começou equilibrado, com o Brasil mostrando clara evolução do que havia apresentado na fase anterior. Saques potentes e bloqueios fortes tornaram o jogo de igual para igual. No fim da primeira parcial, vitória russa por 26 a 24.

No segundo set, reação brasileira, com força mental, bloqueio e defesa forte, nossa Seleção fechou o marcador em 25 a 22.

Na terceira parcial, tivemos nosso pior momento na partida, com as russas abrindo vantagem e se aproveitando de alguns erros brasileiros. Vitória européia por 25 a 19.

A virada começou a partir do quarto set, quando a torcida verde e amarela presente no ginásio se fez ouvir com o coro de "o campeão voltou", regido pelas nossas jogadoras sentadas no banco de suplentes. Aquilo foi o combustível que faltava para a reação, fazendo com que arrancássemos a vitória na marra por 25 a 22, levando a decisão da vaga da semifinal para o temido tie-break.

Meu amigo, aí eu posso dizer que foi só emoção, pois o set decisivo se mostrou equilibrado, com os dois times trocando pontos até os momentos decisivos da parcial. Após um erro de arbitragem, que deu ponto para a Rússia quando claramente uma bola atacada por Fernanda Garay caiu dentro da quadra, as europeias saltaram na frente do placar e mais do que isso, tiveram seis match points para vencer o jogo, que foram salvos por nossas bravas atletas. No fim, a mesma Fernanda Garay acertou belo saque, resultando em erro na recepção da Rússia. A bola voltou se ofereceu limpa para o golpe fatal de Fabiana. Golpe que resultou na vitória do Brasil, na classificação heroica para a fase seguinte e no fim do fantasma russo em grandes competições anteriores.

O técnico José Roberto Guimarães, observa ataque de Fabiana no eletrizante Brasil x Rússia de 2012

As principais pontuadoras naquele dia foram Sheila com 27 e Thaisa com 24 pontos para o Brasil e Shashkova com 28, Gamova e Goncharova com 25 pontos cada para a Rússia.

Após essa vitória, nossa Seleção seguiu firme rumo a conquista do Bicampeonato Olímpico, com vitórias por 3 sets a 0 sobre o Japão na semifinal e 3 sets a 1 sobre os Estados Unidos na grande final.

Esse foi mais um registro do esporte brasileiro vencedor, que nos proporciona grandes atletas, mantendo o nosso sentimento de orgulho vivo a flor da pele.

Referências:

1- <Valente, Brasil se agiganta, derruba a Rússia e avança às semifinais do vôlei>. Site: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/valente-brasil-se-agiganta-derruba-russia-e-avanca-semifinais-no-volei.html. Artigo escrito por Rodrigo Alves. Publicado em 07 de agosto de 2012. Consultado em 03 de setembro de 2018.

2- <Brasil salva 6 match points, bate a Rússia e está na semifinal do vôlei feminino>. Site: https://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/08/07/no-sufoco-brasil-espanta-fantasma-bate-a-russia-e-esta-na-semi-do-volei-feminino.htm. Artigo escrito por Gustavo Franceschini. Publicado em 07 de agosto de 2012. Consultado em 03 de setembro de 2018.

3- <Voleibol nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 - Feminino>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2012_-_Feminino. Consultado em 03 de setembro de 2018.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROGÉRIO CENI E SEU RETROSPECTO CONTRA O CORINTHIANS

HAVANA 1991: O OURO DO BASQUETE FEMININO BRASILEIRO QUE MARCOU O INÍCIO DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA