COPA DE 1982: ALGUNS JOGADORES QUE SE CONVOCADOS, PODERIAM NOS FAZER SORRIR EM VEZ DE CHORAR
![]() |
| A fantástica Seleção Brasileira de 1982. Como seria se tivéssemos outros convocados? |
Salve torcedor brasileiro!
Em 1982, na Copa da Espanha, o Brasil encantou o mundo com verdadeiros craques reunidos em uma única equipe e que jogava bonito, dando espetáculo para os privilegiados que puderam assistir essa equipe estrelada. Infelizmente, não ficamos com o título devido àquela fatídica derrota perante a Itália por 3x2 no acanhado Estádio Sarriá, em Barcelona no dia 5 de Julho daquele ano, com direito a 3 gols anotados por Paolo Rossi para os italianos.
Mas o que o selecionado canarinho nos deixou de reflexão referente àquela campanha? Várias, mas hoje destacarei sobre o pessoal que não foi convocado e que poderia mudar nossa história naquele Mundial:
1º O goleiro Emerson Leão:o arqueiro não foi chamado pelo então treinador Telê Santana, que preferiu levar os goleiros Valdir Peres (São Paulo), Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta). Na época, Leão estava no Grêmio, Campeão Nacional, em grande fase, além de ter disputado como titular as Copas de 1974 e 1978 pela Seleção. Mesmo com esse currículo, Telê optou pelos outros citados acima.
2º O lateral direito Nelinho: ninguém questiona a classe e o talento de Leandro (o escolhido na ocasião), mas Nelinho, que jogara a Copa de 1978, poderia ter sido chamado ao menos para a reserva, como opção para entrar em momentos necessários para fechar a defesa e ainda teria forte chegada ao ataque. Ele seria uma boa alternativa para ser utilizada no jogo contra a Itália por exemplo, pois aquele embate pedia por isso.
3º O meio campo Adílio: outro que se estivesse em ação em determinada parte do jogo contra os italianos, poderia permitir menos espaços para nossos adversários. Claro que o time deveria começar com a clássica formação Falcão, Cerezo, Sócrates e Zico; mas a utilização de Adílio quando a partida estava 2x2 se apresentava como boa alternativa.
4º O meio campo Tita: existem boatos que Tita rompeu com Telê após pedir para o treinador não colocá-lo mais como ponta direita (posição que vinha atuando nos amistosos preparatórios), e sim no meio campo. Na minha opinião, os dois poderiam ter conversado melhor, afinal, Tita tinha a chance de servir como opção para as duas posições, se necessário.
5º O atacante Reinaldo: esse também estava no Mundial de 1978, além de ser um dos maiores atacantes brasileiros na história. Como Careca se machucou e foi cortado, o centro-avante do Atlético Mineiro seria a melhor opção para a posição naquele time. E para se lamentar ainda mais: Reinaldo, que sofreu boa parte de sua carreira com problemas físicos, estava saudável e tinha condições de ser lembrado. O escolhido por Telê foi Serginho Chulapa, do São Paulo.
6º O atacante Careca: esse é um caso mais para se lamentar, pois como dito acima, aos 21 anos e no auge da carreira, Careca, que estava no Guarani, vinha jogando e era nome certo para a Copa, mas se machucou e foi cortado da Seleção faltando apenas quatro dias para o início da competição. Até hoje, muitos dizem que se Careca estivesse atuando, o Brasil teria melhor sorte no Mundial. Claro, sem menosprezar Serginho Chulapa, mas concordo com esse pensamento.
Enfim, escrevo essa tese apenas para aguçar em sua mente, caro torcedor, algumas reflexões sobre a Seleção de 1982 e sobre o futebol em si. Será que se os atletas que mencionei tivessem sido convocados conquistaríamos a Copa? Será que com a presença desses atletas o futebol apresentado seria o mesmo, com espetáculo? Será que se o time tivesse sido Campeão com esses atletas, a repercussão e o que o time apresentou ficaria tão marcada na memória do torcedor; fato que ocorreu mesmo sem o título?
Nunca saberemos essas respostas, mas eternamente discutiremos sobre àquela mítica Seleção de 1982 e seus personagens que estiveram e não estiveram presentes no Mundial da Espanha.
Referências:
1- <<Ah... "Se" o Careca estivesse em campo na Copa do Mundo-1982>>. http://cacellain.com.br/blog/?p=33008. Artigo escrito por Sergio Mello. Publicado em 15 de Maio de 2012. Consultado em 24 de Outubro de 2018.
2- <<Ausências da Copa de 82: Reinaldo, Careca, Adílio, Tita e... Perivaldo>>. https://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2012/07/03/ausencias-da-copa-de-82-reinaldo-careca-adilio-tita-e-perivaldo/. Artigo escrito por Mauricio Stycer. Publicado em 03 de Julho de 2012. Consultado em 24 de Outubro de 2018.
3- <<Reflexões sobre a seleção de 1982, 30 anos depois>>. http://www.omundodascopas.com.br/2012/07/03/reflexoes-sobre-a-selecao-de-1982-30-anos-depois/. Artigo escrito por Lycio Vellozo Ribas. Publicado em 03 de Julho de 2012. Consultado em 24 de Outubro de 2018.
4- <<Os craques ofuscados na seleção de 1982>>. https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-craques-ofuscados-na-selecao-de-1982. Artigo escrito por Eduardo Ramos. Publicado em 12 de Junho de 2012. Atualizado em 06 de Dezembro de 2012. Consultado em 24 de Outubro de 2018.
5- <<Emerson Leão>>. https://pt.wikipedia.org/wiki/Emerson_Le%C3%A3o. Consultado em 24 de Outubro de 2018.

Comentários
Postar um comentário