A MEDALHA DE BRONZE (COM STATUS DE OURO) DE VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA NA OLIMPÍADA DE 2004

Vanderlei Cordeiro comemora antes de cruzar a linha de chegada na Maratona de Atenas 2004

Salve torcedor brasileiro!

Hoje é dia de lembrar a histórica Maratona Olímpica masculina dos jogos de Atenas em 2004. 

No dia 29 de Agosto, último dia da 28ª edição dos jogos da era moderna, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que era esperança de medalha para o país, largou bem, mantendo-se no pelotão de elite até o km 15 da prova, quando assumiu a liderança a partir de então (apenas lembrando que o percurso total de uma maratona é 42,195 km).

A ponta da competição estava tranquila, com o brasileiro chegando a abrir diferença de 30 segundos para o italiano Stefano Baldini, segundo colocado naquele momento.

O fato que tornou-se  determinante para o resultado ocorreu por volta do km 36. Foi quando o antigo padre fanático irlandês Cornelius Horan invadiu o percurso da prova, agarrou o fundista brasileiro e o puxou para onde os espectadores assistiam a corrida. As autoridades locais conseguiram livrar Vanderlei dos braços de Cornelius, porém perdeu-se cerca de 20 segundos para a resolução do problema. O intuito do padre era divulgar mensagem religiosa para uma grande audiência.

Passada toda a confusão, Vanderlei acabou por ser ultrapassado por Baldini, que seria o vencedor da prova, e pelo americano Mebrahtom Keflezighi, terminando na terceira posição com o tempo de 2h12min11s, a 1min16s do vencedor e 42s do segundo colocado.

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) tentou recorrer para que a medalha de ouro fosse cedida ao nosso atleta, mas não obteve êxito.

Depois, o COI (Comitê Olímpico Internacional), cedeu para Vanderlei a medalha de honra "Pierre de Coubertin", criador dos jogos modernos, com a finalidade de homenageá-lo devido ao fato do brasileiro terminar a prova mesmo após todo o problema acontecido.

Nesse exato momento, Vanderlei Cordeiro de Lima, fundista brasileiro, entrava para a história como medalhista de bronze daquela maratona (sendo o melhor resultado do Brasil até hoje) e como um exemplo de atleta, que não desistiu de chegar ao objetivo de finalizar a prova, mesmo com todas as adversidades apresentadas.

Parabéns Vanderlei, você é um eterno vencedor!

Referencias:

1- <Mesmo agredido, brasileiro conquista o bronze na maratona>. Site: https://esporte.uol.com.br/olimpiadas/ultimas/2004/08/29/ult2247u452.jhtm. - Artigo escrito por Murilo Garavello. Publicado em 29 de Agosto de 2004. Consultado em 10 de agosto de 2018.

2- <Atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2004. Consultado em 10 de agosto de 2004.


Comentários

  1. 👏👏👏👏 acho que a maioria já nem lembrava mais os nos dos dois primeiros colocados pela história que Vanderlei Cordeiro e Deus escreveram naquele dia.🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LONDRES 2012: A VITÓRIA DA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI QUE PÔS FIM AO FANTASMA DA RÚSSIA

ROGÉRIO CENI E SEU RETROSPECTO CONTRA O CORINTHIANS

HAVANA 1991: O OURO DO BASQUETE FEMININO BRASILEIRO QUE MARCOU O INÍCIO DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA