PRIMEIRA VITÓRIA DE AYRTON SENNA EM UM GP DO BRASIL DE F1
![]() |
Após duríssima vitória, Ayrton Senna sofre para levantar o troféu de vencedor no GP do Brasil |
Salve torcedor brasileiro!
É com grande orgulho que inicio aqui esse magnífico projeto. Sempre contando a rica história do mundo esportivo.
Hoje, venho lembrar aquela que, na minha opinião, é a maior de todas as 41 vitórias de Ayrton Senna na categoria mais importante do automobilismo, a Fórmula 1.
Era GP do Brasil, disputado no dia 24 de Março de 1991 no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Senna, com sua Mclaren-Honda, largou na posição de honra, a pole-position, liderando a prova apenas recebendo ameaça do britânico Nigel Mansell, que pilotava uma Willians-Renaut. A terceira posição era ocupada pelo italiano Riccardo Patrese, da mesma equipe de Mansell.
Ao longo da corrida, o piloto britânico teve um pneu furado, acabando depois por abandonar a prova por problemas no câmbio semiautomático de seu carro, fato que transformou Patrese na maior ameaça para Senna conquistar a primeira vitória em território nacional.
Mas o pior ainda estava por vir, pois já era a fase derradeira e a corrida ganhou requintes de emoção após a quebra da quarta marcha do carro do piloto brasileiro. Em seguida, as outras marchas também não encaixavam mais e Senna teve que segurar a sexta marcha na mão direita e guiar com a mão esquerda para que sua Mclaren-Honda concluísse a prova.
A cada volta, Patrese se aproximava cada vez mais, porém a chuva apareceu faltando duas voltas para o fim, o que favoreceu Senna para aguentar a conclusão da prova e finalmente triunfar em uma corrida no Brasil.
O áudio de Senna no interior do carro, que seria divulgado na transmissão da TV, mostrava um piloto eufórico, que gritava de alegria e ao mesmo tempo de dor pelo grande esforço praticado para chegar à vitória. Tanto que ele precisou de ajuda para sair de seu carro e ser transportado até o pódio. Também sofreu para utilizar o resto de força que tinha, levantando o troféu de vencedor naquele dia.
Com essa vitória, Ayrton Senna da Silva concretizava seu status de ídolo nacional, pois já era Bicampeão do Mundo (seria Tri no final daquele ano) e realizava seu próprio sonho e o do torcedor brasileiro fanático por Fórmula 1. O sonho de vê-lo no lugar mais alto do pódio após correr em "sua casa".
Referências:
1- <Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1991>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Prêmio_do_Brasil_de_1991. Consultado em 6 de agosto de 2018.
Referências:
1- <Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1991>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Prêmio_do_Brasil_de_1991. Consultado em 6 de agosto de 2018.
Inesquecível corrida, pra mim é o maior nome do esporte brasileiro! Belo texto Paulo.
ResponderExcluirAbraços
Belo texto , sábias palavras parabéns pelo seu desempenho Deus abençoe.
ResponderExcluirObrigado amigo... Deus abençoe todos nós... um abraço!!!
ExcluirParabéns!!!belo artigo...
ResponderExcluir