A VITÓRIA BRASILEIRA QUE REVOLUCIONOU O BASQUETE MUNDIAL

Licença Copyright - Todos os direitos reservados a RMS - Rede de Mobilização Social
Oscar Schmidt, foi protagonista da vitória brasileira contra os EUA em Indianápolis 1987

Salve torcedor brasileiro!

Venho lembrar a inesquecível vitória Seleção Brasileira de Basquete no dia 23 de Agosto de 1987, diante dos EUA, que recebiam os jogos pan-americanos na cidade de Indianápolis na ocasião.

Essa partida, que era válida pela final da competição, começou conforme o esperado, com os anfitriões impondo seu forte jogo, principalmente dentro do garrafão com David Robinson, chegando a abrir diferença de vinte pontos no marcador. Ao final da primeira etapa, os americanos venciam por quatorze pontos. E você pensa que ficamos abalados? Só que não...

No segundo tempo, o Brasil veio forte, conseguindo mostrar seu jogo rápido de transição, convertendo várias bolas de três pontos seguidas (o que era revolucionário na época, visto que a linha de três pontos foi implantada no Basquete a partir de 1984 e nenhum time havia se aproveitado disso ainda). Oscar e Marcel, maiores pontuadores brasileiros, acertaram a mão e acabaram a partida com 46 e 31 pontos respectivamente. Apenas como observação, na segunda etapa, o Brasil fez 66 pontos ao todo e Oscar/ Marcel combinados marcaram 55 pontos desse montante, coroando a grande jornada da dupla brasileira. No final, vencemos por 120 x 115 e conquistamos a medalha de ouro naquele Pan.

Mas o grande impacto dessa vitória foi o fato de os americanos, que nunca haviam perdido um jogo em casa, começarem a enxergar que havia Basquete inteligente fora de seus domínios e que existiam times com capacidade de vencê-los. Tanto que, ao conquistar "apenas" a medalha de bronze nos jogos olímpicos de Seul em 1988, os EUA tomaram as devidas providências para que pudessem atuar nas competições internacionais com seus atletas profissionais, jogadores da NBA, pois antes, apenas atletas universitários jogavam pela Seleção Americana. Ou seja, pode-se dizer que a nossa vitória em 1987 originou de certa forma o famoso "Dream Team" Campeão Olímpico de 1992, que contava com super astros como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, entre outros (assunto para um próximo artigo que estou preparando).

Enfim, torcedor brasileiro, essa vitória foi tão importante, que muitos consideram o maior feito de um espote coletivo popular brasileiro entre o Tri de 1970 e o Tetra de 1994, ambos alcançados pela Seleção Brasileira de Futebol.

Pra finalizar, acrescento que, na minha opinião, essa é a maior conquista do Basquete brasileiro em todos os tempos, mesmo considerando que, nesse esporte, somos Bicampeões Mundiais(1959 e 1963) e temos três medalhas de bronze olímpicas (1948, 1960 e 1964).

Referências:

1- <A revolução de 1987: Os 30 anos do feito que mudou o basquete para sempre>. Site: https://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/a-revolucao-de-1987-os-30-anos-do-feito-que-mudou-o-basquete-para-sempre.ghtml. Publicado em 23 de agosto de 2017. Consultado em 15 de agosto de 2018.

2- <Final do Basquetebol Masculino nos Jogos Pan-Americanos de 1987>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Final_do_Basquetebol_Masculino_nos_Jogos_Pan-Americanos_de_1987. Consultado em 15 de agosto de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LONDRES 2012: A VITÓRIA DA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI QUE PÔS FIM AO FANTASMA DA RÚSSIA

ROGÉRIO CENI E SEU RETROSPECTO CONTRA O CORINTHIANS

HAVANA 1991: O OURO DO BASQUETE FEMININO BRASILEIRO QUE MARCOU O INÍCIO DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA