O DIA QUE O MARACANÃ LOTOU PARA UM JOGO DA SELEÇÃO MASCULINA DE VÔLEI DO BRASIL
![]() |
O saudoso Luciano do Valle, foi um dos principais responsáveis pela divulgação do Vôlei no país. Ele narrou o amistoso do Maracanã. |
Salve torcedor brasileiro!
Hoje, somos uma potência no mundo do vôlei, com a Seleção Masculina principal sendo detentora de três medalhas de ouro olímpicas, três campeonatos mundiais e nove títulos da extinta Liga Mundial. A Seleção Feminina principal é detentora de duas medalhas de ouro olímpicas e doze títulos do extinto Grand Prix. Isso é maravilhoso, mas devemos lembrar onde e quando toda essa vitoriosa história começou.
Em 1982, nossa Seleção Masculina foi vice-campeã mundial na Argentina, resultado que revelou grande potencial de nossos jogadores. A derrota aconteceu perante a antiga União Soviética, grande referência do esporte na época, que também acumulava o ouro olímpico dos jogos de Moscou dois anos antes.
Esse ótimo resultado do Vôlei brasileiro gerou um interesse de fazer com que o esporte ganhasse popularidade no país. O então presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Carlos Arthur Nuzman, firmou uma parceria com a agência de marketing esportivo chamada Promoções, que a partir de então passou a divulgar e promover o esporte para os brasileiros.
A jogada de mestre da agência foi transmitir o jogo amistoso entre Brasil e a Campeã Olímpica e Mundial União Soviética, marcado para o Estádio do Maracanã. Aliás, brasileiros e soviéticos duelaram em quatro amistosos naquele período em solo brasileiro, nas capitais Recife, São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro.
Na noite de 26 de Julho de 1983, o lendário Estádio do Futebol brasileiro recebeu um público recorde de uma partida de Vôlei que dura até os dias atuais. Os aproximadamente 113 mil espectadores assistiram a Seleção Brasileira derrotar a Soviética por 3 sets a 1, com parciais de 14-16, 16-14, 15-07 e 15-10. Nem mesmo a forte chuva que caía do céu, atrapalhou o espetáculo. Inclusive, como curiosidade, foram improvisados tapetes vindos dos vestiários para que partida pudesse acontecer sem problemas com a água acumulada em quadra.
O saudoso Luciano do Valle, um dos donos da agência Promoções, narrou a partida ao vivo pela TV Record. Inclusive, o amistoso também foi transmitido nos EUA pela rede ABC e na Inglaterra pela rede BBC.
O retorno dessa iniciativa foi altamente positivo, fazendo com que o Vôlei ganhasse visibilidade pelo povo brasileiro. A grande prova disso, é o fato de o esporte começar a ser praticado em diversas escolas no país, criando vários talentos que conquistariam os resultados citados no começo desse artigo.
A Seleção Brasileira daquela época, era composta por Renan, Willian, Fernando Ávilla, Mário Neto, Bernardinho, Rui Nascimento, Marcos Freire, Domingos Neto, Montanaro, Bernard, Antônio Ribeiro e Amauri Ribeiro. O técnico era o também saudoso Bebeto de Freitas.
Esse grupo ficou conhecido como a "geração de prata", pois foi vice-campeã olímpica em 1984 nos jogos de Los Angeles diante dos anfitriões americanos.
Enfim, devemos todo o sucesso do Vôlei verde e amarelo a essa geração e a todos os envolvidos que acreditaram que a transmissão do jogo no Maracanã seria pioneira e abriria as portas para o crescimento desse esporte no país.
Referências:
1- <Brasil x URSS - Uma história que marcou o Maracanã>. Site: https://www.aeradopeixinho.com.br/single-post/2017/02/14/Brasil-x-URSS---Uma-hist%C3%B3ria-que-marcou-o-Maracan%C3%A3. Artigo escrito por Bruna Bittencourt. Publicado em 14 de fevereiro de 2017. Consultado em 17 de agosto de 2018.
Comentários
Postar um comentário