O MAIOR JOGO DE PELÉ COM A CAMISA DO SANTOS

Pelé, junto com o esquadrão santista Campeão Mundial de 1962

Salve torcedor brasileiro!

Eu deveria separar vários artigos para contar sobre Pelé, mas decidi escrever apenas esse (por enquanto) para resumir a genialidade do Rei do Futebol.

Hoje, vou contar a história do maior jogo do eterno camisa 10 santista, que além de somar mais um título para o clube praiano, consagrou internacionalmente aquele que é considerado um dos maiores times da história.

Falo do Mundial Interclubes de 1962, que colocava frente a frente o Santos, Campeão Paulista, Brasileiro e da Libertadores naquele ano, contra o Benfica de Portugal, Bicampeão Europeu, com direito a triunfo sobre o Real Madrid na final daquele ano. Lembrando que o clube português era a base da seleção nacional e contava com outro gênio do futebol: o pantera negra Eusébio.

Na época, a competição era disputada apenas pelos campeões da Libertadores e da Copa dos Campeões da Europa, com um jogo na casa de cada participante e se houvesse empates ou vitória de cada um, seria necessário a realização de um terceiro jogo na casa do clube mandante da segunda partida para que se conhecesse o grande campeão.

No primeiro embate, diante de quase 90 mil espectadores no Maracanã, o Santos venceu por 3x2, levando uma vantagem para a partida da volta, em solo europeu.

O segundo jogo, foi disputado no dia 11 de outubro daquele ano e o que se viu ali foi uma apresentação de gala de Pelé, autor dos dois primeiros gols do Santos na etapa inicial aos 15 e aos 25 minutos. Na segunda etapa, Coutinho aos 3, Pelé novamente aos 19 e Pepe aos 32 minutos mostraram a enorme superioridade santista naquele dia no marcador, que depois foi descontado por Eusébio aos 40 e Santana aos 44 minutos, decretando números derradeiros à partida. Fim de jogo no lendário Estádio da Luz em Liboa, diante de aproximadamente 70 mil pessoas: Benfica 2 x 5 Santos.

O time alvinegro conquistava ali seu primeiro título Mundial e se colocava na história, que jamais será esquecida, como um dos maiores esquadrões de todos os tempos em todos os esportes. Além disso, Pelé, que já era Bicampeão Mundial pela Seleção Brasileira, tornava-se também Campeão Mundial por um clube, o que representava somente metade do que viria a ser a espetacular carreira do maior jogador de futebol da história e atleta do século XX.

Referências:

1- <Copa Intercontinental de 1962>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Intercontinental_de_1962. Consultado em 10 de agosto de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LONDRES 2012: A VITÓRIA DA SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI QUE PÔS FIM AO FANTASMA DA RÚSSIA

ROGÉRIO CENI E SEU RETROSPECTO CONTRA O CORINTHIANS

HAVANA 1991: O OURO DO BASQUETE FEMININO BRASILEIRO QUE MARCOU O INÍCIO DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA