EM 1997, GUSTAVO KUERTEN CONQUISTAVA ROLAND GARROS E MARCAVA SEU NOME NA HISTÓRIA DO TÊNIS
![]() |
| Em 1997, Gustavo Kuerten surpreende o mundo ao conquistar Roland Garros sem ser cabeça de chave |
Salve torcedor brasileiro!
Nós brasileiros, podemos dizer que a data considerada como o divisor de águas do Tênis nacional é o dia 8 de junho de 1997. Data em que Gustavo Kuerten, o nosso Guga, conquistou o histórico título do Aberto da França, Roland Garros, colocando o Brasil, praticamente sem nenhuma tradição no Tênis masculino, nos radares desse esporte.
Naquele dia, o "manezinho da ilha", nascido em Florianópolis e torcedor do Avaí Futebol Clube, enfrentou o então Campeão das edições de 1993 e 1994, o espanhol Sergi Bruguera, número 19 do ranking mundial na época. E o que se viu foi um enorme domínio do brasileiro, do início ao fim, sem sustos, que culminou com a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2. As 16 mil pessoas que lotaram a quadra central em Paris, aplaudiram em pé e reverenciaram a brilhante atuação de Guga.
Após a decisão, um momento que ficou marcado foi a entrega do troféu pelo então maior Campeão do Grand Slam francês, o sueco Bjorn Borg, com 6 conquistas, para Kuerten, que literalmente o reverenciou antes de receber aquele objeto de desejo de todos os tenistas profissionais.
Para chegar ao título, Guga passou pelo tcheco Slava Dosedel por 3x0; pelo sueco Jonas Bjorkman por 3x1, pelo número 5 do mundo e "rei do saibro" na época, o austríaco Thomas Muster por 3x2; pelo ucraniano Andrei Medvedev por 3x2; pelo atual Campeão do torneio e cabeça de chave 3, o russo Yevgeny Kafelnikov por 3x2 e na semifinal, passou pelo belga Filip Dewulf por 3x1.
A partir dali, Guga iniciava sua escalada no ranking de tenistas profissionais, conquistando mais duas vezes Roland Garros em 2000 e 2001 e chagando ao topo como número 1 do mundo no final do ano 2000, permanecendo nesse posto por 43 semanas. Ao todo, como tenista profissional, Kuerten venceu 22 torneios de simples e 8 torneios de duplas, encerrando precocemente sua carreia em meados de 2004 por sérios problemas em seu quadril. Oficialmente, sua despedida das quadras ocorreu em maio de 2008.
Mas pode-se dizer que, a partir de junho de 1997, a lacuna que estava dentro do coração do amante de esporte brasileiro, deixada por Ayrton Senna três anos antes, de certa forma, foi preenchida pelo então garoto de 20 anos, que era desengonçado, que usava camisa amarela/ azul com boné de aba para trás, que jogava Tênis e que resgatava o orgulho de uma nação, de ver um filho de nossa pátria triunfando e representando muito bem o nosso Brasil mundo afora.
Referências:
1- <Há 18 anos, Guga foi zebra, venceu Roland Garros e impressionou o tênis>. Site: https://esporte.uol.com.br/tenis/ultimas-noticias/2015/06/08/ha-18-anos-guga-foi-zebra-e-venceu-o-primeiro-titulo-de-roland-garros.htm. Artigo escrito por Felipe Pereira. Publicado em 8 de junho de 2015. Consultado em 21 de Agosto de 2018.
2- <Especial - A campanha em Roland Garros 1997>. - Site: http://www.tenisnews.com/modules.php?name=News&file=article&sid=9793. Publicado em 26 de maio de 2007. Consultado em 21 de agosto de 2018.
3- <Lista de conquistas de Gustavo Kuerten>. Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_conquistas_de_Gustavo_Kuerten. Consultado em 21 de agosto de 2018.

Comentários
Postar um comentário