A "LUTA DO SÉCULO" DO MMA: SILVA X BELFORT NO UFC 126
![]() |
| Vitor Belfort e Anderson Silva se encaram em um dos eventos para promover o histórico combate do UFC 126 |
Salve torcedor brasileiro!
As MMA (Artes Marciais Mistas), vêem crescendo consideravelmente e ganhando cada vez mais adeptos e simpatizantes pelo mundo. No Brasil, isso não é diferente. Ainda mais quando lembramos do acontecimento determinante para tal expansão. Esse acontecimento foi a chamada "Luta do Século" entre o então Campeão dos pesos médios Anderson Silva contra o Ex-Campeão em categorias diferentes do UFC, Vitor Belfort, em Las Vegas no dia 5 de Fevereiro de 2011. Os dois atletas brasileiros, que já tinham suas carreiras consagradas na entidade principal do esporte e que finalmente disputariam o título mano a mano naquela categoria.
Anderson Silva, que até hoje é tido como um dos maiores de todos os tempos, vinha de 13 vitórias consecutivas e de 7 defesas de cinturão bem sucedidas. O "Spider", apelido de Silva, não gostou do casamento dessa luta, pois como ele havia treinado com Belfort anos antes e diz-se que existe um código de honra que quem treina ou treinou junto jamais luta de forma oficial; teve então que engolir esse combate.
Já o "Fenômeno", apelido de Belfort, disse na semana da luta que Silva tinha muita qualidade e que vestia uma máscara daquilo que ele não é. Que o "Spider" dizia coisas para esconder algumas inseguranças dele.
Ao saber disso, Silva respondeu seu oponente na histórica pesagem oficial do combate, onde após os atletas subirem na balança, na hora da encarada, ele o fez com uma máscara branca de frente com Belfort. O Campeão lhe disse ainda que encheria o lutador carioca de pancada no dia seguinte. Essa era a faísca que faltava para promover ainda mais a histórica luta. Apenas por curiosidade, estima-se 725 mil pacotes de pay per view foram adquiridos por assinantes para acompanhar o esperado evento.
No dia do combate, o Mandalay Bay Hotel e Cassino estava tomado por brasileiros. Entre eles, estavam presentes celebridades como os cantores Xororó, Sandy e Zezé di Camargo. Todos curiosos para saber o desfecho daquela história.
Finalmente, os protagonistas subiram ao Octógono e proporcionaram um duelo que durou pouco. Como era de se esperar, Belfort partiu pra cima e vencia o combate até que, aos 3 minutos e 25 segundos de tempo corrido, Silva acerta um chute que vai de encontro diretamente ao queixo e derruba o "Fenômeno" já desacordado no chão. Nocaute, que entrou para a história como um dos mais lindos de todos os tempos.
![]() |
| O histórico chute de Silva, que acertou diretamente no queixo de Belfort |
Após toda a confusão, ainda no Octágono, o "Spider" foi até seu oponente, verificou se estava tudo bem, disse-lhe palavras ao ouvido e selou a amizade dos dois com um abraço. Gesto aplaudido pelos presentes e que serve de exemplo que o esporte coloca frente a frente adversários, não inimigos.
A partir de então, o MMA passou a ser febre no país, e posso dizer que um dos grandes motivos para tal crescimento foi tudo o que aquela luta representou. Aquela, que foi a "Luta do Século".
Referências:
1- <<"Luta do Século" completa cinco anos. Relembre o duelo entre Spider e Belfort>>. http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2016/02/luta-do-seculo-completa-cinco-anos-relembre-duelo-entre-spider-e-belfort.html. Artigo escrito por Evelyn Rodrigues. Publicado em 05 de Fevereiro de 2016. Consultado em 24 de Outubro de 2018.


Comentários
Postar um comentário