BRASILEIRÃO 1991: O TÍTULO DO SÃO PAULO QUE ORIGINOU A ERA DE OURO DO CLUBE
![]() |
| O time do São Paulo, Campeão Brasileiro, que iniciou a era de doutrinação do clube no início dos anos 90 |
Salve torcedor brasileiro!
O torcedor são-paulino mais saudosista, se perguntado qual foi o período mais vitorioso da história de seu clube, com certeza responderá entre os anos de 1991 e 1994. Isso porque o tricolor colecionou praticamente todos os títulos possíveis e imagináveis, tanto no âmbito nacional, como no internacional nesses anos.
Hoje, vou contar a história do título que iniciou essa trajetória: o Campeonato Brasileiro de 1991.
Vale destacar que o clube do Morumbi vinha de dois Vice-Campeonatos Nacionais consecutivos, perdendo as finais de 1989 e 1990 para Vasco e Corinthians, respectivamente. Esse segundo, já com Telê Santana no comando técnico da equipe. Para o ano seguinte, Muller voltou da Europa ao time que o revelou para o Futebol, juntando-se a Zetti, Ronaldão, Antônio Carlos, Ricardo Rocha, Cafu, Leonardo, Raí, Macedo, Elivélton e cia ltda.
Naquele ano, a principal competição do nosso futebol foi disputada no primeiro semestre e o São Paulo não teve dificuldades na primeira fase, onde enfrentou todos os times em turno único, terminando com a melhor campanha.
Na semifinal (isso mesmo, semifinal, pois se classificaram para a fase final apenas os quatro melhores da primeira fase), o tricolor avançou com dois empates contra o Atlético MG por 1x1 e 0x0, beneficiando-se do regulamento, que privilegiava o time de melhor campanha no confronto em caso de dois resultados iguais. Na grande final, o São Paulo teria uma surpresa pela frente, o Bragantino do técnico Carlos Alberto Parreira, que passara pelo Fluminense na semifinal.
No primeiro jogo da decisão, para um público de aproximadamente 68.000 pessoas no Morumbi, vitória são-paulina por 1x0, gol de Mário Tilico, que deu uma pequena vantagem ao tricolor para a volta.
![]() |
| Observado por Muller, Mário Tilico chuta para marcar o gol que seria o do título para o Tricolor ao final dos dois confrontos |
O confronto decisivo aconteceu no dia 9 de Junho no acanhado estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista, onde 12.492 espectadores acompanharam os donos da casa pressionando em boa parte do jogo, mas não conseguindo movimentar o placar devido à eficiência defensiva são-paulina. Resultado final: 0x0, e o São Paulo era então Campeão Brasileiro pela terceira vez em sua história.
Esse foi o primeiro título de uma era, que sucedeu-se com os triunfos do Campeonato Paulista do mesmo ano; do Bicampeonato Paulista, da inédita Libertadores e do Mundial de 1992; da Recopa Sul-americana, da Supercopa da Libertadores, do Bicampeonato da Libertadores e do Mundial de 1993; e da Copa Conmebol e do Bi da Recopa Sul-americana de 1994.
Como mencionado acima, esse foi o período mais vitorioso da história do clube e sem sobra de dúvida, está guardado com muito carinho nos milhões de corações tricolores em todo o planeta.
Mas tudo tem um começo. E o começo de tudo foi naquela tarde de domingo de junho de 1991, no interior paulista, com a conquista do Brasileirão.
![]() |
| Zetti, Antônio Carlos e Cafu erguem o troféu de Campeão Brasileiro |
Referências:
1- <<Campeonato Brasileiro de Futebol de 1991>>. https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1991. Consultado em 18 de Novembro de 2018.
2- <<Relembre o título brasileiro do São Paulo de 1991 - Jornal o Globo>>. https://oglobo.globo.com/esportes/relembre-titulo-brasileiro-do-sao-paulo-em-1991-4547793. Artigo escrito por Jornal o Globo e Agência Placar. Publicado em 19 de Novembro de 2006. Atualizado em 10 de Abril de 2012. Consultado em 18 de Novembro de 2018.
3- <<Esquadrão Imortal - São Paulo 1991-1994 - Imortais do Futebol>>. https://www.imortaisdofutebol.com/2012/03/18/esquadrao-imortal-sao-paulo-1991-1994/. Publicado em 18 de Março de 2012. Consultado em 18 de Novembro de 2018.



Comentários
Postar um comentário